Comparativo de Abafadores de Bumbo - Qual o melhor abafador de bumbo?
- Nicolas Lopez
- 4 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2023
Neste artigo vamos um comparativo técnico de algumas alternativas para abafamento de bumbo existentes no Brasil.

Tipos de Abafadores de Bumbo
Aqui vamos comparar o abafador da Kick Control (Muffle) com um travesseiro comum e também um travesseiro estilizado vendido como abafador. Conforme formos lendo o artigo veremos que o abafador estilizado em formado de um "H" não apresenta nenhuma diferença ou vantagem sonora em relação a um travesseiro comum, a não ser apenas pelo aspecto visual. Você verá também que o Muffle Kick Control apresenta melhores resultados sonoros em relaçao ao dois e ainda deixa o visual de sua bateria incrível.
Para a realização dos testes foram utilizados um bumbo Odery de 22"x18" em madeira Araucária, com peles de resposta Aquarian Regulator Resonant White 22" e batedeira Aquarian Force 1 Clear 22", para a captação foi utilzado um microfone AKG D112, fixo ao suporte de microfone Big Sonus. Não foram utilizados nenhum tipo de efeito ou equalização no som.
Frequência dos Instrumentos
Como sabemos cada tipo de instrumento apresenta uma determinada frequência de atuação, sabemos por exemplo que o baixo é mais grave que a guitarra e que o saxofone alto é mais agudo que o saxofone tenor. Desta forma a tabela abaixo apresenta um resumo dos principais instrumentos com as suas determinadas respostas em frequências e os harmônicos gerados por estes instrumentos.

Figura 1 - Resposta em frequência dos instrumentos.
O quadro apresentado é apenas ilustrativo, podendo haver variação da frequencias de acordo com o tipo de fabricação de cada tipo de instrumento.
Analisador de Frequência
Para a levantamento das curvas de resposta em frequência foi utilizado do Plugin Paz Analyser da Waves, que possui a função de fornecer um resultado visual de como a música ou som especifico está se comportando no momento em que está sendo ouvida, ou seja em tempo real.

Figura 2 - Paz Analyser extraído do site Waves.
Abafador Kick Control
O Muffle Kick Control foi desenvolvido com espuma importada de alta densidade possui corte extremamente preciso, pois desta forma garante a pressão ideal nas peles de resposta e batedeira.
Devido ao fato da espuma do abafador Kick Control ser de alta densidade, isso na prática significa que você não precisará trocar o abafador com frequencia, pois ele irá durar muito tempo.
Em sua cunha central, possui uma barra estabilizadora que serve para manter o abafador no seu devido lugar durante o momento em que você esta tocando, desta forma você não precisa colar o abafador no casco.
Além disso sua tinta possui aditivos anti-fungos e anti-ácaros.
O tamanho do abafador foi projetado especificamente para manter a litragem do bumbo e não afetar no volume, para não atenuar demais o som.
Abafador em Formato de "H"
O abafador em formato de "H" de uma marca conhecida no Brasil, é fabricado com acabamento em veludo. Montado com espuma de silicone com dois (2) aneis de velcro autocolante para fixação no bumbo. A grande desvantagem deste modelo em relação ao abafador da Kick Control é a pressão nas peles. Devido ao seu tamanho ser padronizado, dependendo do tamanho do bumbo, a presão pode ser grande ou pequena, o que não garante um resultado satisfatório de abafamento.
Com o passar do tempo, e umidade pode apresentar mofo e ácaros pois não possui aditivos que evitem isso. Para muitas pessoas alégicas isso é um grande problema.
1º Comparativo: Abafador Kick Control x Travesseiro em "H"
Para que todos os testes fossem realizados nas mesmas condições, a pele de resposta do bumbo foi afinada em 76 Hz em todos os testes.

Figura 3 - Afinador Tune-Bot em 76 Hz.
A pele batedeira foi afinada em 66 Hz em todos os casos.

Figura 4 - Afinador Tune-Bot em 76 Hz.
O resultado dos testes foram exportados para uma planilha do Excel para facilidade durante a realização de cáculos comparativos.
O primeiro teste realizado foi com o abafador de bumbo Kick Control, o resultado do teste é mostrado na figura abaixo (curva em azul). Percebemos o primeiro pico na frequencia de 117 Hz com uma energia de -20,8 db, este pico é a frequencia fundamental do bumbo. Podemos verificar também um grande pico em destaque, na frequencia de 797 Hz com uma energia de -19,7 db (maior que o primeiro pico), neste ponto é encontrada a frequencia de ressonância, por este motivo ela é amplificada (maior) em relação a frequencia fundamental.

Figura 5 - Comparativo.
O segundo teste foi realizado com o abafador em formato de "H" (curva em vermelho). Comparando os resultados, podemos perceber claramente que o uso do abafador Kick Control causa uma atenuação das frequencias (redução da energia), quando comparado com o abafador em formato de "H", nas frequencias graves, quase não há alteração no sinal. Os resultados núméricos da atenuação são apresentados abaixo:
Frequencias graves (20 a 300 Hz) há uma diminuição de 2,2%.
Frequencias médias (301 a 5.000 Hz) há uma atenuação de 11,1%.
Frequencias agudas (5.001 a 20.000 Hz) há uma redução de 10,3%.

Figura 6 - Comparativo com mapa de frequências.
Mas o que isso representa na prática? No quadro apresentado na figura 1 - Resposta em frequência dos instrumentos, fica claro que a frequência de atuação de um baixo é de 15 a 200 Hz e os harmônicos ficam na casa de 201 a 4.000 Hz.
Com o uso do abafador Kick Control a atenuação da frequência do bumbo é de 11,1% nas frequências médias e 10,3% no agudo, isso significa que o som do bumbo não irá "embolar" (se confundir) com o som do baixo, ou outros instrumentos com atuação na mesma região da frequencias do bumbo. E isso traz muito mais definição e clareza para o som do seu bumbo e consequentemente mais definição para a sua música.
A música que você está tocando fica com as nuances bem mais definidas. Isso representa muito mais qualidade em sua música.
2º Comparativo: Travesseiro Comum x Travesseiro em "H"
A seguir faremos um comparativo de um travesseiro comum com o travesseiro em formato de "H". Iremos comprovar que não existe nenhuma diferença significativa no som do bumbo.

Figura 7 - Comparativo de travesseiros.
Os resultados da comparação do travesseiro comum com o travesseiro em "H", nos mostram claramente que não existe alteração na atenuação. O espectro é praticamente o mesmo, a não ser por pequenas variações (que são menores de 1,6% em média).

Figura 8 - Comparativo de travesseiros.
Conclusão
Os resultados apresentados nos mostram claramente que o abafador Kick Control atenua as frequencias indesejadas de maneira bem mais eficaz que um traveseiro comum ou um traveseiro em formato de "H".
O preço do abafador da Kick Control custa em média R$ 330,00. Já o abafador em formato de "H" custá em média R$ 120,00.
Como comentado o Muffle Kick Control possui aditivos anti-fungos e anti-ácaros, e o resultado sonoro é bem melhor. Agora você deve tomar a decisão de comprar de acordo com o resultado que você deseja.
Se for apenas por aspectos visuais, o abafador em formato de "H" é melhor opção, mas se você estiver pensando e seu som, a melhor opção é o bafador da Kick Control.
Se você chegou até nos agora vamos te dar um super desconto pra você comprar o seu, basta usar o cupom KickControl15 e você terá 15% de desconto.
Clique aqui e compre agora o seu.
Comments